Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Dia Nacional do Livro Infantil – 18 de Abril

18 de abril foi escolhido como Dia Nacional do Livro Infantil por ser a data do nascimento de Monteiro Lobato, o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. O autor fez isso combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

Mais do que entretenimento, os livros servem como instrumento educativo. Por meio deles é possível conhecer e estudar novas culturas, expandir visões de mundo, exercitar a imaginação, além de capacitar o cidadão para a vivência em comunidade. Por isso é importante celebrar o livro todos os dias possíveis.

Os benefícios de estimular a criança no hábito de leitura desde cedo impactam no seu desenvolvimento e por isso é fundamental que os pais e professores busquem estimular a criança a pegar gosto pelos livros. O que é completamente diferente de tornar isso uma obrigação para elas. Por meio da leitura na educação infantil, a criança desenvolve a criatividade e a imaginação e adquire uma bagagem cultural que, em muitos casos, vai acompanhá-la pelo resto da vida. Sejam livros adaptados para a sua idade ou histórias curiosas e leves.

Notícias

Copyright 2018 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech