Grupo Trino

Área Restrita »

Notícias « Voltar para a listagem

Dia do Doador Voluntário de Sangue

aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue) foi instituído como o dia oficial do doador voluntário de sangue no Brasil.

De acordo com a revista Época, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue. Já em Pernambuco, segundo a Fundação Hemope, desde agosto há uma queda de 20% nas coletas, levando a um déficit de 30% nos atendimentos às unidades de saúde. Por isso a necessidade por cada vez mais doadores é reforçada pela instituição.

E a desculpa de falta de tempo não funciona: as empresas devem liberar o funcionário durante um dia, sem descontar nada do profissional, se este for doar sangue. O direito está previsto no inciso IV do artigo 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), assim como na Lei Federal nº 1.075, incluindo os servidores públicos e militares.

O sangue é extremamente necessário em diversas situações, desde tratamentos programados até casos emergenciais. Esse recurso, por exemplo, auxilia pacientes que possuem graves doenças crônicas a estenderem seu tempo de vida, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade desta. Além disso, é de suma importância para a realização de alguns procedimentos médicos e cirúrgicos.

Notícias

Copyright 2017 © Todos os direitos reservados - www.grupotrino.com.br

Desenvolvido por midtech